terça-feira, 5 de outubro de 2010

E o outono chegou!

Todo dia alguém posta no facebook ou manda email celebrando a chegada da Primavera. Acho que nunca tinha me dado conta do quanto as pessoas festejam as flores, ou então esse ano, especialmente, elas estão festejando mais.
O fato é que como estou em Paris só vejo as flores desaparecendo dia após dia, as folhas caindo bem marrons e o frio chegando devagar e sempre com noites perfeitas pra queijos e vinhos!
Ao que me parece a Paula decidiu abandonar nosso blog de vez. Me dei umas férias pra ver se ela se animava mas já faz muito tempo que o abandonamos!
E hoje, nesse frio dia outonal de Paris que eu não tenho aula e só trabalho às 18hs, resolvi finalmente responder as duas últimas perguntas, uma do Jerson e uma do Renan: Como é vagar por Paris e pq as pessoas legais moram longe!
No final de semana recebi duas amigas do Brasil e no próximo recebo mais uma no meu humilde castelinho. Nesses momentos me pergunto pq as pessoas mais legais moram longe! Eu escolhi vir morar em Paris, sonhei e me dediquei a esse sonho por muito tempo e esse ano tive a possibilidade de realizá-lo. Não posso reclamar, não posso ficar triste e não posso me deprimir. Estou aqui por livre e espontânea vontade e não me arrependo de nada nunca. Não reclamo da cidade, amo tudo e acho tudo lindo. Mas se tivesse a oportunidade de mudar uma coisa, e só uma, certamente seria trazer os meus amigos pra cá. Família a gente tem sempre e sempre vai estar lá, sempre se fala e vem visitar. Os amigos, as pessoas legais, são como nós, pensam em coisas diferentes, rumam trilhos diversos, sonham e correm atrás dos seus sonhos. O tempo está passando, estamos QUASE virando adultos e cada um vai pra um lado. Somos pessoas criativas, mente aberta que queremos sempre mais e melhor! E assim cada um vai pra um lado. Por coincidência (embora eu não acredite nisso), tem bastante gente vindo pra Europa. O Brasil é lindo, me orgulho muito do meu país e longe de mim desvalorizar minhas raízes. Só que estou num momento frança, precisando conhecer coisas novas, absorver outras culturas, outras ideias e desenvolver pensamentos. Preciso crescer interiormente e evoluir como pessoa e cidadã. Não digo que não volto mais pro Brasil embora essa possibilidade aumente a cada dia, mas sempre volto pra ver as pessoas que amo e que fizeram de mim quem eu sou! Aliás, passagem marcada! Dia 12 de fevereiro, sábado, às 7 da manhã eu desembarco no Aeroporto Tom Jobim! Ai que emoção, vou rever as pessoas mais legais que estão tão longe de mim! E se alguém quiser vagar pelas ruas de Paris, é comigo mesmo!
A diferença de vagar por aqui de noite é obviamente a violência que é bem diferente daí. Mas também vê-se uma variedade de gente inimaginável! Pessoas de todos os tipos, estilos, religiões, pensamentos, cultura...é lindo! Todo mundo na sua, ninguém repara se vc saiu de pijama ou com uma meia de cada cor, o que no Brasil parece chocante! Você vê homens e mulheres lindos e elegantes, mendigos bem vestidos pedindo dinheiro e ratos enormes na beira do Sena. Bom, não tem boteco e quase não tem cerveja de garrafa (só vende nos supermercados). A bebida é cara e os bares fecham cedo. A paisagem é emocionante e mesmo na merda e morrendo de frio a gente sempre encontra uma casa diferente, uma árvore com folhas lindas, um monumento aqui e ali. Eu curto! E se tudo der errado eu canto e assim o tempo passa mais rápido!
Mas vcs tem que vir pra saber como é!
Meu castelinho está aberto!

3 comentários:

  1. Que lindo, Malu! Era disso que eu estava falando! Bom saber como é que a senhorita encara a cidade. A gente lê muitas coisas nas revistas e guias, mas só alguém com a mente aberta, e alguém de quem temos saudades, poderia falar de Paris de um jeito tão especial.

    Não abandona o blog não! Eu não vejo a hora de passear por essas ruas lindas de novo, cantando às 5h da manhã como alternativa a não morrer de frio e não perceber a distância do ponto de ônibus até a casa da Fabienne. Saudades dessas caminhadas, na verdade! Saudades de tudo nessa cidade mágica, mais saudades ainda da minha amiga que morando longe é que foi ficar perto. lOV U XUXU!!!

    ResponderExcluir
  2. Uma pergunta... cadê Paulinha? rsrsrsrsrs
    Sumiu da face francesa da terra? Como pode sair assim a francesa? kkkk

    ResponderExcluir