terça-feira, 8 de março de 2011

Expectativa

E começa o ano e o primeiro post só vem em Março. Ano novo, vida nova. Tudo mudou mas nada mudou.
Depois de passar 2 semanas no Brasil voltei pra Paris meio assim "mais ou menos". A gente se habitua à distância e às saudades quando não pensa nelas. Mas vai reencontrar todo mundo e lembrar como é bom estar perto de quem se ama?... A volta é muito pior. Parece que de novo partimos pela primeira vez. A adaptação é caótica e tudo parece péssimo.
O frio é mais gelado, o céu é mais cinza, a comida tem menos gosto e as pessoas nem são tão divertidas. Mas tudo passa.
Já estou de volta há quase 2 semanas, as coisas finalmente começam a voltar ao normal. Mas e agora? Comecei o ano com uma mudança radical de planos: voltar pro Brasil por um ano. Ao mesmo tempo que não queria, sabia que era preciso e agora não me aguento mais por aqui. Quero voltar correndo e conto os dias. Falta pouco, mas sei que quando chegar em casa vou morrer de saudades daqui. A gente nunca está satisfeito!
Mas é engraçado, depois de um ano na França e de voltar de férias ao Rio começo a amar e odiar os dois lugares com a mesma intensidade. É difícil escolher um preferido. Me fez muito bem ver no Brasil como as pessoas são tão calorosas e simpáticas, tinha me esquecido disso. Indo pra casa do meu pai a pé um porteiro que estava varrendo a rua parou e me pediu desculpas por atrapalhar minha passagem. Fiquei tão sem reação que me senti mal, ele está fazendo o trabalho dele e eu posso muito bem me desviar. Aqui, além disso nunca acontecer as pessoas ainda te fazem se sentir culpado por tudo e qualquer coisa somente com um olhar fulminante.
Por outro lado achei o brasileiro muuuito descuidado. Todo mundo meio feio, meio largado, meio sem elegância. Os bares à beira da praia, por mais turísticos e batidos que sejam encheram meus olhos. Ver uma vista linda tomando um suco num fim de tarde com pôr do sol alucinante não tem preço. Além do mais aqui em Paris, fazer qualquer coisa ao ar livre é sempre difícil ao menos que seja mês de julho e calor insuportável.
A falta de educação é comum aos dois países mas de forma diferente. Aqui as pessoas tem uma educação quase ética. Eles são educados pq a regra é essa, não é uma coisa espontânea, então a falta de educação sempre parece uma grosseria. E no Brasil a falta de educação é mais rústica, mais feia e grotesca, visto que as pessoas normalmente são mais gentis.
O Carnaval a gente nem comenta! Aqui não tem nada, as aulas continuam normalmente e a gente só lembra que tá perdendo um festão pq todo mundo some do msn e facebook e só aparece pra postar as fotos fantasiado ou doidão no meio de vários blocos. O único sinal que soube de carnaval aqui foi uma festa que perdi pq dormi demais (na véspera tinha trabalhado até muito tarde).
A vida segue e começam os preparativos pra volta. Arrumar malas, empacotar tudo, jogar metade fora, resolver o que fazer com tanta tralha que foi acumulada em apenas um ano. E em menos de 3 meses eu saio de casa pra voltar pra casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário